2017 x 2018

2017 foi um ano de muitas mudanças, com muitos acontecimentos bons e ruins, tristes e alegres e o mais importante, de muitos aprendizados.
Crio as minhas expectativas / metas, baseadas em SAÚDE, FAMÍLIA, LAZER (neste item está viagens, lugares novos, amigos, etc) e APRENDIZADOS/REALIZAÇÕES (cursos, livros, trabalho, etc).

Na SAÚDE, fui relapsa com alguns cuidados, iniciando e não concluindo alguns processos. Gosto de começar o ano fazendo um ckeckup, marcando exames, pra depois ficar só acompanhando e fazendo manutenção. Em 2017 não fiz todos os exames que deveria ter feito. Em 2018 quero marcar todos os médicos logo no início do ano, não só pra mim, mas para meus filhos.
Sobre atividade física, iniciei e parei inúmeras vezes, não mantive a frequência desejada. Espero que em 2018 consiga ter mais disciplina para me exercitar no mínimo 3 vezes por semana.
Deixei de comer carne vermelha há aproximadamente 6 meses, e tenho me sentido melhor com essa escolha, está sendo um “treinamento”, para quem sabe passar a ser vegetariana a partir desse ano.
Em relação à FAMÍLIA, sempre acho que estou em “débito”, que poderia ter feito mais, que deveria ter estado mais presente, e muitas vezes sou “engolida” pela rotina e me distancio dos meus familiares. Não dou conta nem do grupo Família no WhatsApp..rss. Neste item, sempre espero melhorar, participar mais, ligar mais, ser mais paciente e presente.
No LAZER, mesmo com todas as dificuldades financeiras que enfrentei esse ano, tento me programar e priorizar algumas coisas: fiz 5 viagens: no carnaval para Fortaleza com toda a família, no meio do ano para Foz do Iguaçu, em setembro para o Rio de Janeiro, e realizei o meu sonho de ir ao Rock in Rio, em dezembro, fiz uma viagem para o Guarujá com minhas amigas (também era um sonho a ser realizado para todas nós), e ainda em dezembro, vim para Minas Gerais para as festas de fim de ano com minha família.
Fui ao cinema algumas vezes, assisti à muitos filmes, fui a shows, teatro, parques.
Para 2018, espero fazer ao menos 2 viagens, ir mais à praia, estar mais entre amigos e conhecer novos lugares (mesmo que dentro da minha cidade), e experimentar novos sabores, novos restaurantes.
Sobre o APRENDIZADOS/REALIZAÇÕES, fiz bem menos do que gostaria, li pouco, trabalhei muito e não investi em cursos, quero em 2018 fazer fotografia e teatro, 2 cursos que tenho muita vontade de fazer.
Não posso esquecer, que em maio de 2017 resolvi criar meu blog, o Tenho 40+, não é um blog profissional, mas é um espaço onde escrevo sobre meus pensamentos, sonhos, realizações, tenho curtido muito ter esse espaço só meu.
Como comentei anteriormente, foi um ano difícil financeiramente, fiz alguns ajustes, mudei de apartamento, comprei menos roupas, reduzi as idas ao salão de beleza, mudei pacotes de telefone, assinatura de TV, etc…mas, tenho muito o que aprender no aspecto economia.
Mas, uma coisa é certa: por mais que planejamos, não temos o controle de nada, o mais importante é seguir nosso coração e dar valor ao que realmente importa.
Acima de tudo, sou grata por tudo e todos, que de longe ou perto fizeram a diferença, pelas pessoas que conheci e por tudo que aprendi.
Meu desejo é saúde e paz no coração, força e coragem para lutar pelos sonhos!
Que venha 2018, estou pronta!

“Estar” entre amigas

Já escrevi aqui sobre amizade, e a importância de se ter Amigos (as).

Agora quero escrever sobre “estar”, porque não basta ter, tem que “estar”.

Estar presente, estar em conexão, estar disponível…

Saí de Salvador para SP para dedicar um fim de semana as minhas amigas…um fim de semana só nosso: sem interferências, sem barreiras, sem filtros…

A diversão começou dias antes da viagem: mais de 1000 mensagens pelo WhatsApp, muitos planos, lista de compras, combinações e descombinações, até que o grande dia chegou!

Teve todas falando ao mesmo tempo, teve choro, revelações, declarações, futilidades, cumplicidade, carinho, e muita, muita gargalhada, de faltar o ar e doer a barriga de tanto rir…

Teve sol, mar, muitas fotos, muita bebida e chocolate.

E, principalmente, teve muito Amor!

Passou muito, muito rápido, e o fim de semana chegou ao fim…

Voltei pra casa cansada, mas, revigorada e energizada.

Foi maravilhoso, recomendo para todos essa experiência.

Que venham outras viagens!

Tenho 40

Tenho amigas…